A Bahia passa a ocupar posição de destaque no cenário nacional da educação profissional ao lançar a primeira formação técnica em Zootecnia com ênfase específica na produção de equinos do Brasil. A iniciativa é promovida pelo Senar Bahia e terá sua aula inaugural na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro, às 8h, no Centro de Excelência do Senar, em Feira de Santana.
Inédito no país, o curso nasce para atender uma demanda da cadeia produtiva da equinocultura, segmento que movimenta bilhões de reais anualmente e que ainda enfrenta a escassez de profissionais com qualificação técnica direcionada à produção, manejo e gestão.
Ao estruturar a primeira formação técnica com esse foco específico, o Senar Bahia assume o protagonismo nacional na preparação de mão de obra especializada para o setor, consolidando o estado como referência em inovação na educação profissional voltada ao mercado do agro.
“Trata-se de uma proposta inédita desenhada para atender as necessidades do produtor rural da Bahia ou de qualquer região do Brasil. O mercado já sinaliza a lacuna existente de mão de obra qualificada com formação estruturada, visão científica, preparo prático e capacidade de inovação. Nesse contexto, o Senar Bahia reforça o caráter pioneiro da iniciativa e a responsabilidade de abrir um novo caminho formativo dentro da zootecnia brasileira”, pontuou o presidente Humberto Miranda.
Segundo ele, a prioridade é sanar o gargalo regional, criando um novo perfil de profissional. “Não tenho dúvida que em breve teremos mão de obra qualificada para atender a demanda do mercado aqui na Bahia e por que não dizer em outros estados?”